quarta-feira, 23 de março de 2011

Seminário das Águas - Apuaê Inhandava





O Seminário ocorreu nesta terça-feira, 22 de março, às 19:30 na Uri Campus. A abertura do evento foi presidida pela Coodenadora do Curso de Ciências Biológicas, Professora Simone que destacou a importância da conservação da água em nossos dias e salientou que "por ser uma região muito frágil, de cabeceira, ocorre a captação da água da chuva, porém não o seu armazenamento".
O Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Sérgio Mioto, enfatizou o que ele chamou de provérbio "Só percebemos o valor da água, depois que a fonte seca". Ressaltou que na realidade só se percebe o valor da água, depois que a torneira seca.

A palestra ficou a cargo do Vice presidente do Comitê Vanderlei Decian, que comentou sobre três pontos essenciais. O primeiro é que a água consumida em Erechim, vem de outro local, fora da nossa área. O segundo é sobre a grande problemática de culpar os agricultores pela falta de água, isso segundo ele, devido a ocupação do solo a diversos tipos de usos. O terceiro foi trazer as ações propostas pelo Comitê, quais sejam:
  • Implementação do Apa Ligeirinho.
  • Revisão do Plano diretor de Erechim.
  • Recomposição da mata ciliar e delimitação de áreas de proteção dos recursos hidrícos.
  • Programas de Educação Ambiental
  • Minimização dos efeitos da estiagem.

Apresentou na ocasião, informações sobre a implementação da cobrança pelo uso da água, com os seguintes dados:

Base legal: art. 171 Constituição Estadual e Lei Estadual 10350/94.

Potencial de Arrecadação

Captação Média Mensal (Corsan Erechim)

650.000 m³/mês

Valor possível a ser arrecadado

PUB 0,02/m³

R$ 156.000,00/ano

R$ 13.000.00/mês.

Observou também, que quando se faz o enquadramento é preciso ter os objetivos, o diagnóstico e prognóstico, tal como os orçamentos necessários, e no término delimitar a cobrança do uso da água, arrecadado dos usuários da Bacia, sendo o dinheiro revertido em recurso para a própria Bacia.

A cartilha completa encontra-se disponível no site:

www.comiteapuae.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário