quarta-feira, 20 de abril de 2011

22 de Abril - Dia Internacional da Terra









O dia Mundial da Terra é comemorado no dia 22 de abril. A data surgiu nos Estados Unidos na década de 70 quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data. Aproveite esta época para fazer alguma coisa boa para o planeta mãe Terra, como plantar uma muda, convocar os amigos para ajudar a coletar o lixo da praça ou parque que você frequenta, colocar lixeiras perto dos rios para evitar lixo nos córregos e muito mais pode ser feito. O importante é passar a mensagem da importância de cuidar do nosso planeta, afinal esta é a nossa casa.


Curiosidades sobre a Terra:

Tem em torno de 4,5 bilhões de anos;
Tem 510,3 milhões de km2 de área total;
Aproximadamente 97% da superfície da Terra é composta por água;
O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal - China com aproximadamente 8.800 metros;
A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

15 de Abril - Dia Nacional da Conservação do Solo


A data de 15 de Abril foi escolhida para o Dia da Conservação do Solo em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos, o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país. Suas experiências estudando solos e agricultura, nacional e internacionalmente, fizeram dele um conservacionista dedicado. Também pela capacidade de comunicação de seus textos, muito conquistou para a causa mundial da conservação.

Pois é, como sabemos, o solo é extremamente importante para todos, pois é dele que brota a vida de onde indiretamente tiramos os alimentos, nossas roupas, móveis, antibióticos, e muitas outras coisas, é sobre ele que crescem as florestas onde vivem os animais e muitos seres que mantém o equilíbrio da natureza. Sendo que sem o solo não sobreviveríamos.

Você acha que o solo leva quanto tempo para se formar?
Para uns trinta centímetros de solo pode levar cerca de 3000 anos ou até mais, lógico que isso depende dos fatores de formação do solo. Portanto não podemos desperdiçar este recurso natural.
Devido a tudo isso, fez-se necessário a criação do Dia Nacional da Conservação do Solo, nesse dia devemos discutir sua importância e perceber sua grandiosa função na natureza, seja na sala de aula, em casa ou em qualquer lugar.
Esta data é instituída pela LEI Nº 7.876, DE 13 DE NOVEMBRO DE 1989.

Fonte: www.escola.agrarias.ufpr.br/diadosolo.html