terça-feira, 31 de agosto de 2010

URI promove Simpósio Sul de Gestão e Conservação Ambiental

A URI-Campus de Erechim está realizando esta semana, o IV Simpósio Sul de Gestão e Conservação Ambiental, evento que abrange, ainda, o V Simpósio Gaúcho de Educação Ambiental, o Encontro do Coletivo Educador do Alto Uruguai, e a XIX Semana alto Uruguai do Meio Ambiente.
Várias lideranças acadêmicas e de entidades ligadas ao meio ambiente participaram da abertura dos trabalhos na segunda-feira à noite, no Salão de Atos da Universidade. Entre elas, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Francisco Pinto; o presidente do Compam (Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente de Erechim), Jorge Silvano Silveira; o Diretor da Usina Hidrelétrica de Machadinho e representante da Tractebel, Roberto Deboni, e a professora Lúcia Maria Basso, da 15ª CRE. Presentes, ainda, a professora Elizabete Maria Zanin, chefe do Departamento de Ciências Biológicas da URI; os coordenadores do Curso, Luis Hepp (bacharelado), Sônia Balvedi Zakrzevski (licenciatura); Jorge Marinho, do mestrado em Ecologia, e o coordenador do evento, Jean Butke.
Ao dar as boas vindas aos participantes, o professor Jean Butke, destacou a biodiversidade como tema central do Simpósio. Disse que a biodiversidade vai muito além das florestas úmidas tropicais, recifes de corais ou espécies que compõem a fauna e a flora. “Apenas quando entendermos a dimensão do desenvolvimento é que conseguiremos superar nosso atual modo de vida. É preciso que compreendamos com clareza os padrões e processos associados à produção de bens materiais, culturais e sociais. Ao mesmo tempo em que necessitamos de espécies animais, de plantas, fungos, bactérias, para nossa alimentação e produção de outras diversidades, produzimos uma diversidade cultural, social, espiritual e material”, ressaltou o coordenador.
Por outro lado, a professora Sônia Balvedi Zakrzeveski, do Coletivo Educador do Alto Uruguai, ressaltou que estes eventos têm como principais objetivos proporcionar aos estudantes, educadores e pesquisadores, espaços de diálogo e trocas de experiências em educação ambiental, gestão e conservação da biodiversidade; além de identificar e analisar as tendências e perspectivas da produção científica sobre as temáticas no país. “A temática do evento foi selecionada em função da escolha de 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura). Sabemos que abiodiversidade, além de gerar uma série de bens e serviços ambientais, tem contribuído grandemente para inspirar as nossas culturas, história e artes e enriquecer nossas vidas em um nível espiritual e emocional”, salientou a professora.

Abertura do Simpósio contou com a presença de um grande número de lideranças ligadas ao meio ambiente




Fonte: http://www.uricer.edu.br/noticias.php?id=2514