terça-feira, 1 de junho de 2010

PROGRAMAÇÃO

clique para ampliar!



SEMANA DO MEIO AMBIENTE

31/05/2010 - Semana Municipal do Meio Ambiente é aberta oficialmente
De segunda a quarta-feira, atividades que promovem o meio ambiente e a qualidade de vida serão desenvolvidas no Parque Longines Malinowski - Foto Aline Carelli/ASSECOM/PME

De segunda a quarta-feira, atividades que promovem o meio ambiente e a qualidade de vida serão desenvolvidas no Parque Longines Malinowski





No ano da biodiversidade nada melhor do que pensar e propor ações voltadas ao meio ambiente no local da cidade que mais o caracteriza: o parque Longines Malinowski. Desta segunda-feira, dia 31 de maio, quando foi realizada a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, até a próxima quarta-feira, dia 2, diversas atividades serão realizadas neste lugar.


A IX Semana Municipal do Meio Ambiente é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio do COMPAM, URI – Campus de Erechim, Corsan, Coletivo Educador do Alto Uruguai, Comando Ambiental da Brigada Militar, 15ª Coordenadoria Regional de Educação, SENAC, SENAI, CECRIS, CUT, CREA, Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Erechim e Associação de Apoio ao Idoso Erechinense.


A Semana Municipal do Meio Ambiente foi instituída pela Lei Municipal 3.367, de 25 de maio de 2001, objetivando promover a Educação Ambiental através de eventos e ações que envolvam toda a comunidade. Neste ano a semana traz como tema: “Meio Ambiente e Qualidade de Vida”, e se realiza no Parque Longines Malinowski, pois além de ser este o ano internacional da biodiversidade, é importante que a população conheça o parque e passe a apreciar a beleza e a importância que ele tem para Erechim e para a vida de quem vive aqui.


Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Francisco Luis Pinto, é durante esta Semana que as ações realizadas pela Secretaria durante o ano inteiro ganham maior enfoque. “É uma maneira também de prestarmos contas do nosso trabalho para a população”, disse, salientando que o poder público está realizando políticas de preservação ambiental. “Temos que dar exemplos, mudar a nossa cultura. Se no século passado nossos colonizadores tinham que aproveitar de outra forma os recursos naturais, hoje é necessário que um novo rumo seja dado”.


Ele também convidou os presentes para que participem das atividades da Semana, e que aproveitem para conhecer o Parque Logines Malinowski por dentro. “Este é um patrimônio da flora e da fauna que muitos ainda não tiveram a oportunidade de conhecer. O Longines é um ícone, um símbolo de preservação ambiental no meio urbano”.


Ao saudar as entidades que participam da Semana, a vice-prefeita Ana Oliveira, disse que a unidade de pensamento entre elas é bastante válida já que ações em prol do meio ambiente são desafios diários para todos nós. “Precisamos levar informação e cada vez mais despertar a relevância sobre os cuidados com o meio ambiente”. Ana ainda afirmou que esta semana reservada a prevenção e orientações também é, sobretudo, um momento de reflexão. “Cabe a cada um de nós pensarmos o que estamos fazendo para melhorar o meio em que vivemos”.


As atividades alusivas IX Semana Municipal do Meio Ambiente acontecem no Parque, nos turnos da manhã e da tarde, com diversas atividades como trilhas guiadas, apresentações artísticas, atividades lúdicas, teatro e exposições de trabalhos, além de oficinas que serão realizadas na URI – Campus de Erechim e a participação da RBSTV com a campanha Crack Nem Pensar.


No mesmo período, mas no turno da noite, se realiza o VII Fórum Regional de Meio Ambiente, também no Parque Longines Malinowski, com palestras sobre os mais diversos temas na área de Educação Ambiental e Sustentabilidade.




Presenças:


A abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente também contou com a presença do vereador Sergio Alves Bento, do Promotor Especializado do Meio Ambiente, Maurício Sanchotene de Aguiar, do coordenador da 15ª CRE, Gladstone Dassoler; dos secretários municipais de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli; de Cultura, Esporte e Turismo, Edgar Paulo Marmentini; adjunto de Saúde, João Dautartas; da Fazenda, Valdemar Loch; adjunta da Educação, Lourdes Piran; Artidor Andrade do Orçamento Participativo; Antônio Roni Alves de Oliveira da Polícia Rodoviária Estadual;Antonio Gilceu Souza - Comandante do 13° Batalhão de Polícia Militar; Ten. Valdecir Ribeiro da Silva - Comandante da Polícia Ambiental; Alexandre Pires Bitencourt - Comandante do Corpo de Bombeiros de Erechim; Walmor Roesler – Inspetor Chefe do CREA; Carla Xavier – Presidente da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Erechim; Adriano Xincaruk – representando a EMATER; Flávio Perin – gerente da Corsan; Comitê de Qualidade da Prefeitura; expositores que participarão do evento: PATRAM, URI – CAMPUS DE ERECHIM, SENAC E CEPO com as associações de recicladores; alunos do SENAC e órgãos de imprensa.




Programação:




Dia 1º/06 (terça-feira)


8h30min às 11h e das 14h às 16h30min


Oficinas sobre biodiversidade em diversas salas da URI-Campus de Erechim


Temas: Os biomas do Brasil; Conhecendo a Floresta Atlântica; Uma viagem ao Pantanal; Construindo a Agenda 21 da Escola; Unidades de Conservação no Rio; Grande do Sul: história, funções e desafios; Os Acordos Mundiais de Meio Ambiente; Por que conservar a Biodiversidade? Fauna ameaçada de extinção no Sul do Brasil: causa, efeito e solução; Animais dos banhados; Fauna urbana; Animais peçonhentos; Polinização; Acidentes ofídicos: mitos e verdades; Artropodos: uma visão geral.


9h30min - Passeio “Caminho do Lixo”, com visita ao Aterro Sanitário


10h - Apresentação do Centro de Educação Ambiental no Parque Longines Malinowski


14h - Exposição de trabalhos Trilhas Guiadas no interior do Parque


15h - Passeio “Caminho da Água”, com visita a barragem da Corsan e nascentes


16h - Apresentação artística: Anjos da Biblioteca, com os alunos do magistério do JB.




Dia 02/06 (quarta-feira)


9h - Exposição dos trabalhos das Trilhas Guiadas no interior do Parque


- III Conferência Infanto Juvenil de Meio Ambiente no auditório da URI


- Exposição de fotos sobre a biodiversidade no Alto Uruguai Gaúcho


9h30min - Passeio “Caminho do Lixo”


10h - Lançamento do Concurso “Um Sonho de Canteiro”


14h - Exposição de trabalhos Trilhas Guiadas


15h - Passeio “Caminho da Água”


16h - Apresentação artística: Anjos da Biblioteca (alunos magistério JB)


17h - Encerramento




VII Fórum Regional do Meio Ambiente




Dia 31 (segunda-feira)


19h – Abertura


20h - Palestra com Sérgio Martins de Macedo do CGTEE, sobre “Sustentabilidade urbana e legislação”




Dia 1º (terça-feira)


19h – Palestra com Cristiane Oliveira Tolfo, do Senac/RS, sobre Preservação do Meio Ambiente - Qualidade de Vida


20h - Debate sobre APPs – SMMA, SEMA/Defap, Compam.




Dia 02 (quarta-feira)


19h – Palestra com Elizabete Maria Zanin, da URI, sobre Manejo em Unidades de Conservação


20h20min - Palestra com Juan José Mascaró da UPF, sobre “A vegetação como instrumento de apoio à sustentabilidade, os espaços urbanos e edificações”


22h – Encerramento



As informações acima foram retiradas do SITE da PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM